Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Crime de Advocacia Administrativa

Publicado por Alm Li Diane
há 8 anos

Para que se caracterize o crime de advocacia administrativa, o interesse do funcionário público não necessariamente tem que ser ilícito, sendo suficiente que esteja em confronto como interesse público.

O réu foi condenado em primeira instância a cumprir pena de 3 meses de detenção pela prática do crime previsto no art. 321 do Código Penal, pois, valendo-se da qualidade de agente da polícia civil, dirigiu-se à 32ª Delegacia de Polícia e tentou favorecer pessoa acusada de tentativa de homicídio, pedindo ao agente responsável pela oitiva que ajudasse o detido a “sair daquela situação”.

Em sede de apelação, o Relator salientou que o crime de advocacia administrativa é formal, pois não exige a produção de resultado para que seja consumado.

Para a sua caracterização, basta que o interesse privado entre em confronto com o interesse público, independentemente de efetivo prejuízo para a Administração e de o interesse do funcionário público ser ou não ilícito. Salientou, também, que o patrocínio não exige a obtenção de qualquer ganho ou vantagem econômica e pode ocorrer por uma simples troca de favores.

Para a Turma Recursal, as provas dos autos foram suficientes para embasar a condenação criminal, principalmente no que se refere às declarações das testemunhas, que afastam qualquer dúvida sobre a autoria e a materialidade do crime praticado.

Por isso, o Colegiado ratificou a decisão a quo e manteve a condenação do réu

Acórdão n.934594

  • Sobre o autorShareholder AE Perita do Juízo nas Esferas:Analise e Laudo de Grafoscopia e Docu
  • Publicações327
  • Seguidores306
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5017
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crime-de-advocacia-administrativa/339144440

Informações relacionadas

Nathalia Lavouras, Delegado de Polícia
Artigoshá 2 anos

Código Penal (Parte Especial) - Dos Crimes contra a Administração Pública

Ismaile Andre Polvero, Advogado
Artigoshá 4 anos

Análise – art. 321 – Advocacia administrativa

Petição - TJBA - Ação Advocacia Administrativa - Ação Penal - Procedimento Ordinário - de Ministério Público do Estado da Bahia

Petição Inicial - TRF01 - Ação Advocacia Administrativa - Representação Criminal/Notícia de Crime - de Ministério Público Federal (Procuradoria

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 8 anos

Novo CPC: Uma análise dos pressupostos recursais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)