Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa pela Fazenda Pública

Publicado por Alm Li Diane
há 7 anos

Os procedimentos mais formais de nosso sistema, é o meio de chamar o réu, no caso o devedor, a se defender. Suprimir ou realizá-la de modo incorreto, não prescrito em lei, induz à declaração de sua nulidade, porque cerceia o direito de defesa,no artigo 730 do Código de Processual, Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015, é taxativo sobre a necessidade de citação da Fazenda Pública para opor embargos à execução por quantia certa contra ela movida.A teor do que preceitua o artigo 730 do Código de Processo Civil, é imprescindível a citação da Fazenda Pública para opor embargos à execução, que não pode ser iniciada sem provocação da parte, pois no direito processual pátrio vige o princípio dispositivo,e se a Fazenda Pública é a devedora. Quando for credora, aplica-se a Lei de Execução Fiscal (Lei Federal n. 6.830/80).

O Código de Processo Civil, no artigo 587, prevê a possibilidade da execução provisória, e no artigo 588 prescreve algumas regras para sua efetivação.

"Artigo 588 - A execução provisória da sentença far-se-á do mesmo modo que a definitiva, observados os seguintes princípios:

I - corre por conta e responsabilidade do credor, que prestará caução,obrigando-se a reparar os danos causados ao devedor;

II - não abrange os atos que importem alienação do domínio, nem permite, sem caução idônea, o levantamento de depósito em dinheiro.

A execução provisória é uma exceção à regra e tem por finalidade a penhora de bens,de modo a garantir o cumprimento da obrigação estabelecida na sentença pendente de recurso,pois não há risco de não ser alcançada a tutela jurisdicional após o trânsito em julgado, pois o ente público é essencialmente solvente e o pagamento de suas dívidas judiciais se dá por meio de precatório.É clara a intenção do legislador em não aplicar a execução provisória contra a Fazenda Pública, ao destacar a execução contra ela movida, na Seção III,tirando-a do conjunto de sistema criado para os demais devedores solventes,portanto, que, também na interpretação lógico-sistemática, não se autoriza a aplicação da execução provisória contra a Fazenda Pública.

"A lei, no entanto, abre certas exceções, porque leva em conta a distinção que se pode fazer entre eficácia e imutabilidade da sentença.

Assim, em circunstâncias especiais, confere eficácia a determinadas decisões, mesmo antes de se tornarem imutáveis. É o que se passa quando o recurso interposto é recebido apenas no efeito devolutivo, já que, em certas ocasiões, seria mais prejudicial o retardamento da execução do que o risco de se alterar o conteúdo da sentença com o reflexo sobre a situação de fato decorrente dos atos executivos."

Se houver impugnação a fazenda poderá arguir:

I-falta ou nulidade da citação se ,na fase de conhecimento,o processo correu a revelia.

II-Ilegitimidade da parte,ou seja poderá ser arguida da ilegitimidade da parte para requerer a execução,como também a ilegitimidade da Fazenda Pública para responder pela execução forçada.

III-inexequibilidade do Título e da obrigação,art. 803 ,inciso I do Novo CPC. IV-Excesso de execução ou cumulação indevida de execuções.

V-Incompetência absoluta ou relativa do juízo a execução,art. 64 do Novo CPC.

VI-Qualquer causa modificativa ou extintiva da obrigação,como pagamento,novação,compensação,transação ou prescrição ao trânsito em julgado da sentença,art. 502 a 508 do Novo CPC.

Processos relacionados: 0012006-60.2006.8.07.0001

  • Sobre o autorShareholder AE Perita do Juízo nas Esferas:Analise e Laudo de Grafoscopia e Docu
  • Publicações327
  • Seguidores306
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações750
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cumprimento-de-sentenca-que-reconheca-a-exigibilidade-de-obrigacao-de-pagar-quantia-certa-pela-fazenda-publica/494198142

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Da decisão que decreta a falência qual o recurso cabível? - Flavia Adine Feitosa Coelho

Everton Gomes da Cunha, Advogado
Artigoshá 4 anos

Fases da Recuperação Judicial

Dr Vitor Hugo Magalhães, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo atualizado para cumprimento de sentença no juizado especial da fazenda pública.

Tribunal Superior do Trabalho
Notíciashá 15 anos

Alegação de fato novo no curso da ação deve obedecer requisitos

Lucas F. D. Labronici, Advogado
Modeloshá 2 anos

Cumprimento de sentença

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)