jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2022

Aplicabilidade e o efeito suspensivo da Apelação

Al Lidian, Procurador e Advogado Público
Publicado por Al Lidian
há 5 anos

De acordo com o artigo 1.012 do Novo CPC a apelação em regra terá efeito suspensivo,entretanto, em determinados e excepcionais casos será atribuído efeito não suspensivo, ou seja, a sentença poderá ser executada de forma provisória, ainda que o recurso de apelação esteja pendente de julgamento.

As hipóteses excepcionais em que o Novo CPC atribui apenas o efeito devolutivo estão elencadas no artigo 1.012, § 1º, nos incisos I a VI.

I – homologa divisão ou demarcação de terras;

II – condena a pagar alimentos;

III – extingue sem resolução do mérito ou julga improcedentes os embargos do executado;o de apelação esteja pendente de julgamento.

IV – julga procedente o pedido de instituição de arbitragem;

V – confirma, concede ou revoga tutela provisória;

VI – decreta a interdição.

Em outros previstos em lei específica, o apelado poderá promover o cumprimento provisório da decisão logo depois de publicada a sentença, mesmo que tenha sido interposto o recurso de Apelação, na form do artigo 1.012, § 2º, Novo CPC.

Entretanto, mesmo nas hipóteses do § 1º do artigo 1.012 do Novo CPC, a eficácia da sentença poderá ser suspensa pelo relator se o apelante demonstrar em seu recurso a probabilidade de provimento do recurso ou se, sendo relevante a fundamentação, houver risco de dano grave ou de difícil reparação (art. 1012, § 4º, Novo CPC).

Diz ainda o § 3º do artigo 1.012 do Novo CPC que o pedido de concessão do efeito de suspensivo, nos casos do § 1º deste mesmo artigo, deverão ser formulado por requerimento dirigido ao Tribunal, quando ainda não distribuído o recurso, ou ao relator se o pedido for após a distribuição. A apelação da parte autora nos efeitos devolutivo e suspensivo,nos termos do art. 1.012 do C.C.na Lei 13.105 de 16 de março de 2015.

Processos relacionados: 0000030-43.2017.8.07.0010

Informações relacionadas

Antonio Átila Silva da Cruz, Advogado
Artigoshá 4 anos

O Efeito Suspensivo e suas exceções aplicáveis ao Recurso de Apelação, à luz do Código de Processo Civil

Rodrigo Costa, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Recurso de Apelação - CPC/15

Beatriz Cardoso, Advogado
Artigoshá 6 anos

O efeito devolutivo e suspensivo da apelação no Novo Código de Processo Civil

Lígia Melazzo, Advogado
Modeloshá 8 meses

Modelo: Apelação c/c pedido de efeito suspensivo

Flávia Teixeira Ortega, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Recurso de Apelação conforme o NCPC

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vamos lá! Em uma ação de exoneração de alimentos, a sentença foi favorável ao requerente, interposta apelação com efeito devolutivo, essa foi provida, gostaria de saber se até o julgamento do RESP já proposto a sentença de primeiro grau permanece mantida, ou seja, suspenso pagamento dos alimentos até julgamento final?? continuar lendo

Oque quer dizer interposto no que se refere a tutela antecipadamente deferida tão somente no efeito devolutivo conforme disposto no artigo 1012 do CPC continuar lendo